Propagandas de Blog/Sites e Tumblr

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 22 de junho de 2011

APRENDA O “DICIONÁRIO FERNANDÊS”



Você que é fã FeS já deve ter percebido que os meninos (especialmente o Soroca, que mais compõe as músicas) incorporaram muitas gírias e expressões às  canções. Mas para você, que é fã recente , ficar sempre melhor informada, a gente traz alguns conceitos básicos que toda fã de sertanejo que se preze deve entender. Por exemplo:
SERTANEJO UNIVERSITÁRIO- ao contrário do que muitos pensam, não é qualquer dupla da nova geração que se pode chamar de universitária, e sim duplas que se revelaram nas faculdades. Foi de lá que se espalhou o conceito genérico, nem sempre exato, de definir tudo e todos como “UNIVERSITÁRIO”, um estilo mais moderno, numa roupagem mais pop do sertanejo raiz, que o nosso Soroca prefere chamar de “NOVO SERTANEJO”
STEEL GUITARR-O pedal steel guitar é um tipo de  guitarra que usa uma barra de metal com "traste" ou encurtar a duração das cordas, ao invés de dedos nas cordas como com uma guitarra convencional.. Ao contrário de outros tipos de violão de aço o , que também usa pedais e alavancas de joelho para afetar o campo, daí o nome "guitarra pedal de aço",é geralmente tocadas com thumbpick e dedos ou (dois ou três) fingerpicks, que são palhetas apropriadas. O Paulo Berini tocou uma dessas nos DVD FeS:


GARTH BOOKS- Troyal Garth Brooks (Tulsa, 7 de fevereiro de 1962) é um cantor e compositor de ymúsica Cowntry dos EUA  Ele já vendeu mais de 128 milhões de cópias somente nos EUA, sendo o segundo maior vendedor de discos do país, perdendo apenas para a banda "The Beatles"com 177 milhões, . Garth Brooks surgiu para o Cowntry em 1989 e foi um sucesso comercial imediato. Suas melodias continham traços do pop-rock, e que combinadas com suas performances no palco fizeram de Garth Brooks um sucesso em todo EUA, expondo assim a música Cowntry  a uma massa muito maior que a imaginada. QUALQUER SEMELHANÇA COM O NOSSO SOROCA NÃO SERÁ MERA COINCIDÊNCIA, pois o mesmo se inspirou nesse cantor na formação do seu estilo. É o cantor preferido do Sorocaba e por isso vale a pena conhecer.

TIPOS DE GAITA QUE EXISTEM:  gaita de boca( diversos tipos e modelos como as Cromáticas, Diatônicas e oitavadas, etc) e gaita de ponto ( também chamada “de fole” ou “harmônica”, parece uma sanfona...) SOROCABA TOCA GAITA DE BOCA!
RANKING CROWLEYtipo de ibope que aponta as músicas mais executadas em rádio nas seguintes praças: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto e Salvador. O ranking traz dados medidos pela Crowley Broadcast Analysis do Brasil, empresa multinacional especializada em monitoração eletrônica de rádios com tecnologia própria. Nossos maravilhosos estão lá, é claro!
CNT (COWNTRY MUSIC TELEVISION)- TV americana voltada para a música cowntry. Promove festivais e elege os melhores do ramo.
A FIVELA:  você sabia que  o tamanho e o material da fivela indica a importância do prêmio? É....
PAGA-PAU- aquele que diz que não quer mas na verdade tá querendo e vice-versa
MARRECO- perdedor na rodada do truco
TRUCADA- rodada de truco jogo de baralho preferido dos meninos.
DAR MORAL- dar valor
TOP – algo que é a melhor ou mais bonita de todas
A CASA CAIU –  sujou a barra pro seu lado
“É DE FEDER O CHAPÉU VÉI...”-  é demais
“CHOREI LARGADO!”- chorei copiosamente, sem parar...
“QUETA, PÊLO!”-  é quando algo arrepia você feito a voz do Soroca, ai ai...
MARRENTO(a)- pessoa que enfuna, e fica emburrada por qualquer coisa
MULHER-DELEGADA- aquela que investiga cada passo do cara, mas ele gosta...
TÔ DE CARA- estar com raiva, chateado
NASHVILLE -  capital do cowntry Americano e sede do maior rodeio do planeta, sendo que o segundo maior é o de Barretos. Naquela pacata cidade em cada esquina você encontra alguém tocando cowntry e nos barzinhos tem cowntry de segunda a segunda, êba!!
ü  A musa do cowntry americano, maior cantora do gênero, chama-se Loretta Linn



COMPASSO 6/8 – compasso musical, rítmica métrica usada para compor a”BOLA DE CRISTAL”
Traia = roupa.
Chik na botina= o mesmo que “chik de doer” ou “chik no último”
Bão bissurdo-  quer dizer absurdamente bom
Ornar= combinar
Entre outras e outras expressões como "bandida" "aow trein" etc...q vc só encontra na comunidade do chapéu , da bonita e da fivela... BJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário